Itatiaia

Prefeitura inaugura horta comunitária em Antônio Pereira

Parceria entre governo municipal, associação de moradores e empresas locais viabiliza projeto que beneficia produção de alimentos saudáveis 

Por
Estufa Coletiva será inaugurada nesta semana em Antônio Pereira
Estufa Coletiva será inaugurada nesta semana em Antônio Pereira • Pexels

Uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto, a Associação de Moradores de Antônio Pereira, empresas da região e a comunidade resultou na concretização de uma iniciativa que visa fortalecer a segurança alimentar e a sustentabilidade na região. A instalação da estufa para horta comunitária no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Antônio Pereira será oficialmente inaugurada na próxima quarta-feira, dia 26 de julho, às 15h.

Com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Obras e Agropecuária, a horta comunitária contou ainda com a colaboração das empresas Mascarenhas e Líder Mix, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais (Emater).

A estufa funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h até às 17h, proporcionando aos moradores do distrito a oportunidade de participar dessa iniciativa que visa fomentar o plantio e o cuidado com a produção de legumes, verduras e hortaliças. Inicialmente, vinte famílias já estão cadastradas no CRAS para integrar o projeto, e todas as etapas de produção serão realizadas pelos próprios usuários, contando com o suporte e orientação das equipes técnicas responsáveis.

A horta comunitária não apenas promove a produção de alimentos saudáveis, mas também fortalece o senso de comunidade, proporcionando uma atividade coletiva de grande importância social e ambiental. A expectativa é de que, com o sucesso do projeto, mais famílias sejam agregadas ao longo do tempo, ampliando ainda mais o alcance dessa iniciativa.

A inauguração, que será aberta ao público, acontecerá no CRAS de Antônio Pereira, localizado na rodovia MG-129, próximo ao quilômetro cento e trinta. Para mais informações e contato, o telefone disponível é o 3553-8278.

Por

Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.