A cidade de Ouro Preto recebe, no sábado (19), a sétima edição da Parada LGBT+. A programação tem início às 16h, com concentração marcada para a Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Pilar. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência LGBT+ e das secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social e Cidadania.
A Parada terá entrada gratuita e é aberta a todos os públicos. Com o tema “Diversidade é amor”, a edição deste ano tem como foco a celebração de identidades de gênero e orientações sexuais, além da reivindicação por direitos e visibilidade para a população LGBT+.
A programação inclui apresentações musicais de artistas ligados à cena LGBTQIA+ nacional. Às 17h, o cantor Jaloo sobe ao palco com repertório marcado por música eletrônica e influências do tecnobrega. Na sequência, às 19h, a cantora Letrux apresenta o show “20 Anos Alternativa”, com composições autorais que transitam entre MPB, indie e pop. O encerramento, às 21h, será comandado por Johnny Hooker, com a turnê “Macumba – 10 anos”, reunindo canções lançadas ao longo da última década.
A estrutura do evento será montada no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP, que abrigará o palco, área para o público e serviços de apoio, como ambulâncias, pontos de hidratação e alimentação. A organização é realizada com apoio institucional de diferentes secretarias municipais e do Centro de Referência de Governo LGBT+.
A Parada de Ouro Preto integra o calendário de ações do município voltadas à diversidade e à promoção de políticas públicas para a população LGBT+. Além dos shows, a iniciativa busca incentivar o debate sobre inclusão, segurança e cidadania no território municipal.