Ouvindo...

Museu da Inconfidência anuncia criação de sala de cinema

Espaço receberá o nome do cineasta Joaquim Pedro de Andrade e será adaptado para exibições regulares

O antigo auditório do Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, será transformado em uma sala de cinema. O anúncio foi feito no domingo (29), durante sessão da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto –, pelo diretor do museu, Alex Calheiros.

A futura sala de cinema receberá o nome do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, diretor do filme Os Inconfidentes, lançado na década de 1970. A obra é uma adaptação da história da Inconfidência Mineira e narra o movimento desde seu início até a execução de Tiradentes.

Segundo Calheiros, o espaço passará por adaptações para a instalação de equipamentos de projeção e som, com a proposta de exibir filmes de forma contínua. “Vamos envidar esforços para dotar o espaço de condições técnicas adequadas para seu funcionamento como sala de cinema”, disse.

O auditório, com capacidade para 90 pessoas, já foi utilizado em projetos anteriores como o Cine Vila Rica, uma parceria de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em 2025, passou a integrar a programação oficial da CineOP.

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto – chega ao fim nesta segunda-feira (1º). Realizada anualmente desde 2006, a mostra se destaca no cenário nacional por abordar três eixos temáticos: preservação, história e educação. A programação da 20ª edição incluiu sessões de filmes, lançamentos de livros, oficinas e encontros com profissionais da área audiovisual. Todas as atividades foram gratuitas. Neste ano, o tema central foi Preservação e Educação: A Alma Viva do Cinema Brasileiro.

Leia também