Um incêndio atingiu uma residência na Rua Jorge Marques, no bairro Colina, em Mariana, na manhã deste domingo (29), e resultou na morte de um idoso de 94 anos. No imóvel estavam três pessoas: o idoso, acamado e com problemas respiratórios, sua esposa, de 85 anos, e um dos filhos do casal, de 57 anos.
A ocorrência foi registrada por volta de 5h30 e identificada por agentes da Guarda Civil Municipal durante patrulhamento de rotina. Um morador abordou a viatura para relatar fumaça saindo da residência. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição chegou ao local cerca de 10 minutos após o acionamento.
“Ao chegarem, o senhor Francisco já estava sendo retirado da residência pela Guarda Municipal, que o conduziu diretamente ao hospital, já que ele havia inalado muita fumaça e fazia uso contínuo de oxigênio devido a problemas respiratórios pré-existentes”, informou o capitão Torres, do Corpo de Bombeiros.
As chamas se concentraram na sala e no quarto do imóvel. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes iniciaram o combate ao fogo e realizaram varredura para localizar as outras vítimas.
“Durante essa busca, foram encontrados a esposa de Francisco, a senhora Ranil Descota, e Paulo César. Ambos foram retirados da residência pelo Corpo de Bombeiros. Paulo César apresentava um quadro mais grave, com intensa inalação de fumaça”, relatou o capitão Torres.
As três vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mariana. Francisco não resistiu e teve a morte confirmada. Ranil estava consciente e orientada no momento do resgate.
A suspeita inicial, segundo relato do filho, é de que o fogo tenha começado por um aquecedor que estava sobre um sofá da sala.
"É possível que o fogo tenha começado por um aquecedor que estava sobre o sofá. Ele acredita que esse pode ter sido o ponto de origem das chamas”, afirmou Torres.
O Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que o fogo se alastrasse para imóveis vizinhos. A Polícia Civil foi acionada e deverá investigar as circunstâncias do incêndio. A comunidade local auxiliou as equipes de resgate no momento da ocorrência.