Guarda Civil apreende drogas e detém dois suspeitos em área próxima à igreja São José, em Itabirito

Ação ocorreu após monitoramento por câmeras e resultou na prisão de um homem e na apreensão de um adolescente

Drogas foram apreendidas pela Guarda Civil Municipal em Itabirito após uma ação realizada nas imediações da igreja São José. A ocorrência foi registrada neste sábado, 3 de janeiro, na Rua Dr. Francisco José de Carvalho. Um homem de 25 anos foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido. O material entorpecente estava escondido em cavidades existentes no muro da instituição religiosa.

Segundo informações registradas pela Guarda Civil Municipal, a ação teve início após imagens captadas pelo Centro de Operações da Prefeitura indicarem movimentação associada à comercialização de drogas no local. O ponto já era conhecido por registros anteriores relacionados ao tráfico de entorpecentes. As câmeras mostraram um indivíduo entregando objetos a outras pessoas.

Diante das imagens, uma equipe da Guarda foi deslocada até o endereço. Ao chegar ao local indicado, os agentes identificaram suspeitos que correspondiam às características observadas no monitoramento. Durante a tentativa de abordagem, o adolescente não atendeu às determinações dos guardas e tentou deixar o local. Ele foi contido e algemado. A Guarda registrou a apreensão do menor por ato infracional equiparado aos crimes de desobediência e resistência.

Na sequência da ocorrência, foi dada voz de prisão ao homem de 25 anos. Após a ordem, ele tentou fugir a pé. Durante a tentativa de fuga, uma porção de maconha caiu da bermuda utilizada por ele. Para interromper a evasão, os agentes utilizaram um lançador de munição de elastômero. Após ser atingido, o suspeito foi imobilizado.

Com o homem e nos arredores do local, os guardas localizaram sete buchas de maconha. Uma das porções estava com o suspeito e outras seis estavam escondidas em buracos no muro da igreja São José. Também foram encontrados R$ 55 guardados na capa de um telefone celular e um aparelho celular. O telefone foi recolhido após o suspeito tentar descartá-lo durante a ação.

Após a contenção, o homem recebeu voz de prisão. O adolescente permaneceu apreendido. O material recolhido foi encaminhado para os procedimentos legais. A ocorrência foi registrada e apresentada à autoridade responsável para as providências cabíveis.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.

Ouvindo...