Festeco celebra dez anos com programação gratuita em Mariana
Festival acontece de 24 de setembro a 2 de outubro, com espetáculos, oficinas e atividades formativas em diferentes espaços da cidade

Mariana recebe, entre os dias 24 de setembro e 2 de outubro, a décima edição do Festival de Teatro Comunitário de Mariana, o Festeco. Ao longo de nove dias, o público poderá acompanhar gratuitamente cerca de 50 atrações e atividades, com a participação de artistas, grupos teatrais, estudantes e comunidades de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.
A programação será dividida em duas etapas. A Fase Nacional acontece de 24 a 27 de setembro e recebe artistas e grupos de diferentes regiões do país, além de representantes latino-americanos.
Participam companhias de cidades mineiras como Belo Horizonte, Patos de Minas, Barbacena e Uberlândia, além de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Paraná.
Entre 28 de setembro e 2 de outubro, será realizada a Fase Estudantil, destinada às produções teatrais desenvolvidas por estudantes e pela comunidade de Mariana.
A proposta é ampliar a participação dos jovens na produção cultural, permitindo que eles conheçam diferentes etapas da construção do festival, além da apresentação no palco.
As atividades ocuparão espaços como o Cine Teatro Municipal, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Praça Gomes Freire, o Museu de Mariana, o Trem da Vale e o Centro de Convenções. A programação também chegará às escolas municipais Dom Oscar e Wilson Pimenta e à Escola Estadual Dom Benevides. Haverá atividades nos períodos da manhã, tarde e noite.
Oficinas gratuitas
Além dos espetáculos, o Festeco oferecerá oficinas gratuitas e abertas a qualquer pessoa interessada, mesmo que não tenha vínculo com o festival. As atividades serão realizadas no dia 26 de setembro, das 8h às 12h, com emissão de certificado.
As orientações sobre inscrições, os horários e a programação completa serão divulgados no perfil oficial do festival no Instagram, pelo endereço @festecofestival.
Homenagens
Nesta edição, o festival também homenageará dez mulheres que contribuíram para a história cultural de Mariana: Ketellyngh Cristina Braz Rosa, Nilma Moreira, Amora Aparecida Ferreira Silva, Mo Maiê, Ingrid Ribeiro, Ana Lana Gastelois, Luciane Trevisan, Eunice Carvalho, Florentina Gomes, conhecida como Tina, e Janete.
Realizado pela primeira vez em 2017, o Festeco utiliza o teatro como espaço de expressão, formação e reflexão sobre a realidade das comunidades. Ao completar dez edições, o evento mantém a proposta de aproximar artistas, estudantes e moradores por meio de atividades culturais gratuitas.
Mychelle atua como Estagiária de Jornalismo na Rádio Itatiaia Ouro Preto. Paulistana e aluna da Universidade Federal de Ouro Preto, já atuou em portais como Rádio Plural, Perifacon, Estante Diagonal e possui técnico em Publicidade e Propaganda.


