Exposição sobre memórias e resistência na Ditadura Militar acontece na UFOP

Intervenção propõe olhar crítico sobre o período a partir de discursos oficiais e registros históricos

Acontece hoje, a partir das 10h30, a exposição Rasura - Memórias entre Muros. A mostra será realizada na Sala de Vidro, no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto.

A proposta da intervenção é promover uma reflexão sobre os vestígios deixados pela repressão e pelas formas de resistência durante a ditadura militar no Brasil. A exposição convida o público a observar o que permanece oculto por trás de discursos oficiais e registros históricos.

O termo “rasura” faz referência à tentativa do regime autoritário de apagar memórias e silenciar vozes. Ao mesmo tempo, a mostra evidencia que essas marcas revelam o conflito entre lembrança e esquecimento ao longo do período.

Produzida pela equipe do projeto “A Ditadura em Minas Gerais: história, memória e historiografia”, com curadoria da historiadora Letícia Ribeiro Afonso, a exposição reúne diferentes vozes e destaca episódios da ditadura em Minas Gerais, desde o golpe militar até o processo de redemocratização.

Leia também

Sabrine Varjão é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Natural de São Paulo (SP), se apaixonou pela comunicação na Região dos Inconfidentes. Suas principais áreas de interesse são política, cultura e esportes.

Ouvindo...