A Agência Nacional de Mineração (ANM) encerrou, na última semana, o nível 1 de emergência da barragem Maravilhas II, localizada na Mina do Pico, em Itabirito. A decisão foi tomada após a emissão de uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, que atesta a segurança da estrutura.
De acordo com a ANM, o encerramento do nível de emergência ocorreu após a conclusão de obras de reforço estrutural, finalizadas em outubro de 2025. As intervenções atenderam aos critérios técnicos exigidos pela legislação vigente e melhoraram as condições de estabilidade da barragem.
A barragem Maravilhas II é a 23ª barragem da Vale a deixar algum nível de emergência desde 2022. Somente no ano passado, cinco estruturas tiveram o nível de alerta encerrado em Minas Gerais: Grupo, B6 da MAC, Dicão Leste, Doutor e Vargem Grande. Outras duas barragens tiveram o nível de emergência reduzido: Xingu, que passou para o nível 1, e Forquilha III, atualmente no nível 2.
Segundo a empresa, atualmente não há nenhuma barragem sob sua responsabilidade em nível máximo de emergência. A Vale afirma ainda que mantém todas as suas estruturas de rejeitos alinhadas ao Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos, referência internacional em segurança de barragens.
A mineradora informou que segue com o Programa de Descaracterização de Barragens a Montante e mantém o monitoramento permanente das estruturas geotécnicas, com acompanhamento 24 horas por dia, por meio de centros especializados.