Mariana (MG) – O arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, está enfrentando problemas de saúde. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (21), ele foi diagnosticado com uma infecção urinária considerada forte, que tem provocado prostração e exigido cuidados médicos mais intensivos.
Com o objetivo de obter um diagnóstico mais completo e definir o melhor tratamento, Dom Airton iniciou nesta semana uma nova série de exames. A previsão é que ele permaneça afastado de suas atividades pastorais até que seu estado de saúde permita o retorno às funções.
O quadro de saúde do arcebispo gerou mobilização entre os fiéis da Arquidiocese de Mariana, que têm se unido em orações pela sua recuperação. Apesar do desconforto e da necessidade de repouso, a expectativa é de que o tratamento seja eficaz e que Dom Airton possa retomar em breve sua rotina à frente da arquidiocese.
Dom Airton, de 70 anos, exerce o ministério episcopal em Mariana desde 2018. Antes disso, foi arcebispo de Campinas (SP) e bispo de Mogi das Cruzes (SP), sendo uma das vozes influentes da Igreja Católica no Brasil.