O livro Uni-versos da Liberdade, ilustrado por pessoas privadas de liberdade, foi lançado na Unidade Prisional de Mariana.
A obra, lançada na segunda edição da FLIMARI, reúne poemas de Israel Quirino e foi ilustrada por detentos participantes do Laboratório de Linguagens Afetivas (LALIA), iniciativa desenvolvida em parceria entre a ALACIB e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
A poeta, artista plástica e coordenadora do projeto Andreia Donadon fala mais sobre a iniciativa:
“A atividade realizada na Unidade Prisional de Mariana mostra como a arte pode ser ferramenta de ressocialização e cuidado com a saúde mental. Por meio da produção de aldravias, os detentos expressam sentimentos e reflexões, mesmo em contexto de privação de liberdade. A escrita se torna espaço de escuta, transformação e reinvenção de trajetórias,” disse.
A aldravia, forma poética criada em Mariana com apenas seis palavras por poema, tem sido utilizada como ferramenta de expressão entre os internos. A simplicidade da estrutura permite que sentimentos, vivências e reflexões sejam compartilhados, mesmo em um contexto de restrição de liberdade.
A atividade também está relacionada ao cuidado com a saúde mental das pessoas privadas de liberdade. A produção poética abre espaço para o diálogo interno e coletivo, contribuindo para o equilíbrio emocional e a construção de novos sentidos no cotidiano do sistema prisional.