O projeto “Brincando na Quadra”, promovido pela ONG Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, chega a Ouro Preto com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte para crianças e adolescentes de comunidades carentes.
A iniciativa envolve a reforma de quadras poliesportivas e a doação de materiais para a prática de futsal, vôlei, basquete e handebol.
A criação dos novos espaços ocorre em áreas cedidas pela Prefeitura Municipal, associações ou pela comunidade, com a reforma de quadras em escolas que necessitam de melhorias.
O projeto inclui a instalação de pisos modulares especiais, adequados para a prática de esportes, e a colocação de equipamentos como traves, tabelas de basquete e redes de vôlei.
Além da reforma, o “Brincando na Quadra” oferece oficinas de iniciação esportiva, com duração de dois meses, para capacitar educadores e incentivar o interesse de crianças e adolescentes pelo esporte.
Com a previsão de inauguração para maio, a chegada do projeto a Ouro Preto visa beneficiar as comunidades locais, promovendo a inclusão social e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.
Joseane Azevedo, coordenadora técnica do Projeto Brincando na Quadra fala mais sobre a iniciativa:
“Mais da metade das crianças e adolescentes não possui espaços adequados para a prática esportiva, e esse foi o motivo para a criação do projeto, desenvolvido pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura. O Brincando na Quadra tem como objetivo reformar e revitalizar espaços poliesportivos, possibilitando que escolas e comunidades contem com estruturas adequadas para a prática esportiva. Após a revitalização, o projeto oferece oficinas esportivas para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. As modalidades trabalhadas serão basquete, futsal, handebol e voleibol.
Essas oficinas são ministradas por profissionais qualificados em educação física. Ao final das atividades, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades técnicas nas modalidades oferecidas. O projeto também promoverá um festival esportivo, proporcionando às crianças e adolescentes a experiência de participar de uma competição e celebrando sua evolução. Durante o evento, haverá uma cerimônia de premiação com a entrega de medalhas de participação,” disse.