O Carnaval 2025 se aproxima, e a ansiedade aumenta. No entanto, é importante lembrar dos cuidados necessários para aproveitar a folia sem preocupações.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o feriado de Carnaval é o mais perigoso do país em rodovias federais. De acordo com um levantamento, foram registrados 911 acidentes e 130 mortes no Carnaval de 2008. Porém, os números subiram de forma exponencial para 1.145 acidentes e 150 mortes no feriado de 2017.
Portanto, antes de dirigir, é fundamental estar descansado, familiarizado com o veículo e atento às condições do trânsito. Além disso, não se deve consumir bebida alcoólica antes de conduzir.
Outro risco envolve as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a gravidez, que exigem cuidados. Segundo o infectologista Marcelo Neubauer, membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), o Carnaval é um período propício para a propagação de ISTs.
Com isso, o Ministério da Saúde recomenda o uso de preservativos, sejam externos ou internos, em todas as relações sexuais, pois é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras ISTs. Além disso, reforça que os preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa infectada. O atendimento, diagnóstico e tratamento estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).