Ouvindo...

Cemig emite alerta sobre cuidados ao empinar pipas

A empresa destaca os perigos associados ao uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emitiu um alerta sobre os cuidados necessários para evitar acidentes durante a prática de empinar pipas, atividade comum nesta época do ano devido ao clima seco e ventos fortes.

A empresa destaca os perigos associados ao uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, que podem causar acidentes fatais e prejuízos com a interrupção de energia elétrica.

A utilização de materiais cortantes pode ter consequências graves, como a morte de um motociclista de 23 anos, ocorrida recentemente na MG-010, em Vespasiano, RMBH, após ser atingido por uma linha chilena.

Jordano Nascimento, técnico de segurança da Cemig, deixa o alerta à população:

“A CEMIG enfatiza a proibição do uso de cerol e linha chilena, visando evitar acidentes e danos às redes elétricas. O descumprimento da lei acarreta multas significativas, com a obrigação de notificar os responsáveis pelas crianças envolvidas.”

As redes de distribuição, transmissão e subestações da Cemig são construídas seguindo normas técnicas brasileiras, garantindo segurança.

No entanto, a aproximação indevida e o uso de linhas cortantes são causas frequentes de acidentes. Pedimos que pais e jovens evitem soltar pipas perto da rede elétrica e não utilizem linhas cortantes.

Além disso, o uso de cerol pode transformar uma linha de pipa em um condutor elétrico, provocando choques ao entrar em contato com a rede.

A Lei 23.515/2019 proíbe o uso de cerol e linha chilena em Minas Gerais, estabelecendo multas para quem for flagrado vendendo essas linhas, variando de R$ 5.279,70 a R$ 263,98 mil em casos de reincidência.

Pais ou responsáveis por crianças flagradas com linhas cortantes serão notificados, e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.
Leia mais