Ouvindo...

Ouro Preto terá 100% do esgoto da sede tratado a partir de 2026

Entrevista com superintendente da Saneouro revela análise da atual situação do sistema de saneamento básico na cidade e os planos para expansão do tratamento de esgoto

Apesar de ter sido a primeira cidade da América Latina a receber uma Estação de Tratamento de Esgoto, uma das cidades mais conhecidas do Brasil e do mundo possui menos de 1% do esgoto tratado. O número fica a cargo do distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, que atualmente é a única localidade que tem esgoto recolhido e tratado no município.

Com a construção, a concessionária pretende tratar todo o esgoto vindo da sede do município, o que representa 6% de todo o território ouro-pretano. A obra terá custo aproximado de R$40 milhões e deve ser concluída no final de 2025.

O superintendente da empresa de Saneamento de Ouro Preto, Saneouro, conversou com a Itatiaia e explicou por que, até hoje, o município não possui sistema de tratamento de esgoto.

Confira a entrevista com a repórter Isabela Vilela sobre o tema.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.