A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) anunciou um novo edital para preencher vagas remanescentes no primeiro semestre letivo de 2024. O total é de 287 vagas, distribuídas entre 37 cursos nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
A maioria das vagas destina-se às reservas da Lei de Cotas, designadas para candidatos que atendam aos critérios de renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo, além de autodeclarados negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
O edital do processo seletivo está disponível para acesso. As inscrições podem ser feitas até 1º de abril, exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Os interessados devem conferir as informações detalhadas do processo seletivo e o link para o formulário na página da Prograd.
A seleção dos candidatos será baseada nas notas do Enem, sendo válidas todas as edições do exame desde 2009, desde que o candidato não tenha zerado as provas e a redação.
Os candidatos precisam anexar a documentação pessoal obrigatória para matrícula durante o processo de inscrição. As matrículas serão efetuadas conforme a ordem de classificação das médias do Enem, por modalidade de concorrência, até que todas as vagas remanescentes do curso sejam preenchidas ou até que a lista de classificados com documentação completa seja esgotada.
O resultado do processo seletivo e a lista de candidatos matriculados serão divulgados em 9 de abril, com o início das aulas previsto para 15 de abril.
Após isso, serão realizadas as atividades de validação das matrículas dos estudantes cotistas, incluindo a verificação da renda familiar, a análise da documentação comprobatória da deficiência e a validação da autodeclaração étnico-racial, conforme estabelecido pela Lei de Cotas.