Ouvindo...

UFOP abre processo seletivo para 1.500 vagas residuais em cursos presenciais

Oportunidades contemplam diversas áreas de atuação e quatro modalidades de ocupação; aulas têm início em setembro

UFOP abre vagas para cursos presenciais

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abre nesta quinta-feira, 20 de julho, o processo seletivo para preenchimento de 1.500 vagas residuais nos cursos presenciais de graduação. As oportunidades abrangem áreas da saúde, educação, engenharia, entre outras.

As vagas estão distribuídas em quatro modalidades de ocupação: reingresso, transferência, obtenção de novo título e reopção de curso.

A modalidade de reingresso é destinada a estudantes que foram desligados da UFOP por baixo desempenho acadêmico, falta de renovação de matrícula ou a pedido próprio, desde que ainda tenham tempo hábil para a colação de grau. Os requerimentos para essa modalidade devem ser protocolados no Portal MinhaUFOP.

Já a transferência é voltada para aqueles que estudam em outras instituições de ensino superior brasileiras e desejam ingressar na UFOP. São aceitas transferências tanto de instituições públicas como privadas, e os candidatos devem observar os requisitos de carga horária para a classificação. As inscrições serão realizadas diretamente na página da Prograd.

A obtenção de novo título é destinada a indivíduos que já possuem diploma em nível superior (graduação ou tecnólogo) e desejam cursar uma segunda graduação na UFOP. As inscrições também serão realizadas diretamente na página da Prograd.

Por fim, a modalidade de reopção de curso destina-se aos estudantes dos cursos presenciais que desejam mudar internamente de curso. Os requerimentos para essa modalidade devem ser protocolados no Portal MinhaUFOP.

As aulas para o segundo semestre letivo de 2023 estão previstas para iniciar em 25 de setembro.

Os interessados podem consultar o edital e as vagas disponíveis, por curso e turno, as condições de inscrição e os critérios de classificação no site da UFOP em ufop.br.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.