Após repercussão negativa, a Prefeitura de Belo Horizonte informou nesta segunda-feira (31) que fará ajustes nas regras sanitárias para o setor de eventos na capital mineira. Com a atualização, casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas não precisarão exigir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e de teste realizados até 72 horas antes da atividade.
“Com as atualizações, casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas não precisarão exigir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e de teste realizados até 72 horas antes da atividade, desde que não haja serviço de alimentação e de bebida. Nesses casos, o uso de máscara deverá ser permanente”, informou a PBH.
A prefeitura disse ainda que irá publicar no Diário Oficial desta terça-feira (1º) a nova portaria com os ajustes.
Apesar das mudanças, a dupla exigência segue valendo para a entrada em jogos de futebol, eventos de corrida e também quaisquer outros eventos, públicos ou particulares, que tenham mais de 500 pessoas. A medida, anunciada na última semana, foi tomada pela prefeitura em meio a explosão de casos do novo coronavírus.
Conforme o decreto, é de responsabilidade dos organizadores dos eventos a testagem de funcionários e colaboradores e a fiscalização dos comprovantes de vacinação completa e testes negativos para a doença.