Notícias

Deputado Luiz Humberto Carneiro morre após complicações da covid-19

Ele estava internado desde fevereiro em Uberlândia

Por Redação , 17/04/2021 às 11:54
atualizado em: 17/04/2021 às 17:39

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB) morreu na manhã deste sábado após complicações causadas pela covid-19. Ele estava internado no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele deixa a esposa e duas filhas.

Pelas redes sociais, a assessoria do parlamentar informou que ele morreu após falência múltipla de órgãos. "Com muita tristeza e dor, comunicamos o falecimento do Dep Luiz Humberto Carneiro hoje às 10h20. Após dois meses de muita luta, ele não resistiu e teve falência múltipla dos órgãos. Nosso guerreiro se foi, mas sua luz e seu exemplo ficam para sempre em nossos corações." 

Ainda não há informações sobre o funeral.

Luiz Humberto foi internado no início de fevereiro. No dia 15, ele foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 8 de março, o deputado precisou ser intubado para facilitar a respiração. No dia 24 de março, Luiz Humberto completou 68 anos, ainda sedado e intubado. No último boletim divulgado nas redes sociais do deputado, na manhã dessa sexta-feira (16), foi informado que o quadro clínico do político havia se agravado nas últimas horas.

Carneiro era de Uberlândia e foi secretário municipal de Agropecuária e secretário municipal de Habitação da cidade. Ingressou no parlamento no final da 14ª legislatura, em janeiro de 2003, como suplente. Ele estava em seu sexto mandato como deputado estadual.

Em 2005 foi líder do PSDB na Assembleia de Minas, cargo que ocupou por cinco anos consecutivos. Também foi líder do bloco social democrata formado por PSDB, PTB PMN e PR por quatro anos. Em 2011 e 2012 foi líder do governo Antônio Anastasia na ALMG. Em 2014, foi reconduzido ao cargo para ser líder do governo Antônio Pinto Coelho. De janeiro de 2019 a março de 2020 foi líder do governo Romeu Zema.

Luiz Humberto Carneiro é o primeiro deputado em exercício do mandato que morre em decorrência da covid-19.

Luto na política

Pelas redes sociais, o deputado Agostinho Patrus, presidente da ALMG, declarou luto de três dias pela morte do deputado. Ele lamentou a morte do amigo de Casa e disse que foi uma "perda inestimável". 

O governador Romeu Zema (Novo) também lamentou o óbito pelas redes sociais e disse que Carneiro deixará saudade. "Primeiro líder do meu governo, firmamos parceria produtiva e tive a oportunidade de conhecer um ser humano de gentileza ímpar. Foi referência de homem público ético e querido por todos", escreveu.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, destacou a liderança de Luiz Humberto na ALMG. Ele decretou luto oficial de três dias em Uberlândia.

O ex-governador e atual senador Antônio Anastasia também usou as redes sociais para lamentar a morte de Luiz Humberto. "Recebo com uma tristeza enorme a notícia do falecimento de um amigo querido. Além de um companheiro leal, generoso e com um enorme coração, Luiz Humberto, que foi líder do meu governo, era com certeza um dos mais atuantes e produtivos do nosso Estado", escreveu. 

"Sentiremos saudades de suas histórias e de seu sorriso sincero e cativante. A todos os seus familiares, amigos, seus colegas na Assembleia e à população tão querida os meus sentimentos. Especialmente à Sara, sua esposa, e às suas filhas Lavínia e Bárbara o meu abraço carinhoso", completou.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Um dos motivos alegados na portaria é o impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O Atlético se manifestou pelas redes sociais sobre o desligamento de Jorginho, agradeceu o trabalho executado pelo treinador e disse que seguirá sua rotina normalmente. #Itatiaia

    Acessar Link