O que acontece após o fim de uma mina? Feam aponta novos usos para áreas mineradas em Minas Gerais

Relatório da Fundação Estadual do Meio Ambiente aponta que 72 minas estão em processo de recuperação e 7 já têm novos atividades

Reaproveitamento e novos usos de áreas mineradas

O Estado de Minas Gerais monitora 79 áreas mineradas em processo de fechamento e recuperação ambiental, sete delas já consideradas completamente recuperadas. Os dados são do Relatório Executivo: “Recuperação Ambiental das Minas em Processo de Fechamento no Estado de Minas Gerais (2024)”, divulgado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que apresenta fichas técnicas de cada mina, detalhando localização, propostas de recuperação, novos usos e outros documentos importantes.

Segundo o documento, a atividade do setor minerário, apesar de ter grande importância econômica e de geração de empregos, provoca impactos socioambientais que precisam ser “mitigados, reparados ou compensados”.

Leia também

De acordo com a Fundação, o fechamento das minas envolve a remoção de instalações, estabilização do solo e a definição de novos usos para as áreas impactadas. A distribuição da iniciativa mostra maior concentração de fechamento nas regiões Sul, Leste e Alto Paranaíba. Noroeste e Triângulo Mineiro apresentam o menor número de casos.

O relatório aponta que 97% das minas acompanhadas se enquadram nas classes 1 a 3, consideradas de pequeno porte. A maioria explora rochas ornamentais ou minerais para construção civil, representando 83% dos casos.

As áreas já recuperadas e as em processo de recuperação, terão como destino projetos para uso agropecuário ou ‘agrossilvipastoril’, seguidos por iniciativas de restauração e conservação ambiental.

Casos concluídos

As sete áreas que foram recuperadas já tem novas finalidades. Em Esmeraldas, a empresa Areias Santa Quitéria transformou antigas cavas em lagoas e áreas de restauração florestal. Em Lambari, região sul do estado, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) implantou um parque de águas minerais. Já em Cachoeira do Pajeú, a Gransena Exportação e Comércio adotou medidas de restauração e conservação ambiental.

Situação das barragens em Minas

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

PATROCÍNIO Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Parceiro Educacional

MEDIA PARTNER

Assessoria de imprensa

Apoio