Ouvindo...

Zelensky descarta retirada de tropas e diz que reunião com Trump é ‘vitória pessoal de Putin’

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticou a próxima reunião entre Vladimir Putin e Donald Trump e diz que soldados russos avançam na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, descartou a retirada de suas forças no leste da Ucrânia e declarou que a próxima reunião entre EUA e Rússia é uma “vitória pessoal de Putin”.

“Não vamos nos retirar de Donbass”, que engloba os oblasts de Donetsk e Lugansk, regiões administrativas da Ucrânia, declarou o presidente ucraniano. A Rússia exige que a Ucrânia ceda quatro oblasts.

Em declaração, feita nesta terça-feira (12), Zelensky confirmou à imprensa que soldados russos conseguiram avançar cerca de dez quilômetros, mas garantiu que seriam “destruídos”.

Segundo o presidente ucraniano, esses ataques têm como objetivo difundir “a narrativa” de que “a Rússia avança” e “a Ucrânia perde” antes da reunião entre Putin e Trump.

Leia também

Reunião entre Putin e Trump

Na reunião, que será realizada na sexta-feira (15), no Alasca, Donald Trump e Vladimir Putin devem buscar soluções para o conflito na Ucrânia. A União Europeia tem pressionado para que Zelesnky participe do encontro.

Uma das soluções mencionadas pelos Estados Unidos, sem mais detalhes, seria uma troca de territórios entre os dois países, mas a proposta rejeitada por Kiev e seus aliados europeus.

Moscou informou, também nesta terça-feira (12), que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, tiveram uma conversa telefônica para discutir “a preparação” da cúpula.

Rubio afirmou ainda, em uma rádio americana, que, para Trump, este encontro com Putin “não é uma concessão”.

*Com AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo