Ouvindo...

Trump e Putin vão se reunir no dia 15 de agosto, no Alasca, afirma o presidente americano

O anúncio da reunião foi feito por Donald Trump nesta sexta-feira (8), após 4 anos sem encontro de líderes de EUA e Rússia

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse irá se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no dia 15 de agosto, no Alasca. O bilionário republicano espera ajudar a mediar o fim da guerra na Ucrânia.

“O tão aguardado encontro entre mim, como presidente dos Estados Unidos da América, e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no Grande Estado do Alasca”, escreveu Trump, nesta sexta-feira (8), em sua plataforma Truth Social.

Esse será o primeiro encontro dos dois líderes dos países desde 2021, quando o então presidente Joe Biden se reuniu com Putin em Genebra.

A reunião ocorre após um encontro entre um enviado especial dos EUA com Putin para negociações sobre cessar-fogo na Ucrânia na última quarta-feira (6).

Leia também

No entanto, a Rússia negou um possível encontro com Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, que insiste em negociar diretamente com Putin. O líder russo afirma que ‘não há condições’ para um encontro presencial com o ucraniano. Para Moscou, a reunião só faria sentido ao fim das negociações de paz.

Putin disse ainda, na última sexta-feira (1º), que deseja a paz, mas se recusa a reduzir as condições para um possível cessar-fogo.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo