Ouvindo...

Trump e Netanyahu devem se reunir nesta segunda (29) para discutir cessar-fogo em Gaza

Trump demonstrou animação com a conversa, mencionando uma ‘chance real de grandeza no Oriente Médio’, já Netanyahu deve apresentar mudanças à proposta de cessar-fogo

Donald Trump e Benjamin Netanyahu discursando na ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, devem se encontrar na Casa Branca nesta segunda-feira (29). A reunião ocorre em meio a uma grande pressão por um cessar-fogo em Gaza e libertação dos reféns.

Em sua rede social, Truth Social, Trump demonstrou animação com a conversa, mencionando uma “chance real de grandeza no Oriente Médio”. “Todos estão a bordo para algo especial, pela primeira vez, vamos realizar”, escreveu.

O plano apresentado pelos EUA teve respostas “muito boas” de autoridades árabes e israelenses, segundo o líder norte-americano.

Netanyahu, porém, afirmou à Fox News que a proposta não foi finalizada. Ele deve apresentar algumas mudanças sobre o plano. Autoridades israelenses afirmaram que há uma dificuldade para fechar um acordo.

Leia também

“Netanyahu não aceitará todo o esboço tal como foi publicado inicialmente”, disse uma autoridade. Uma das mudanças deve ser em relação ao papel da Autoridade Palestina e um futuro Estado palestino.

Antes de reunir-se com Trump, Netanyahu se encontrou com o enviado dos EUA, Steve Witkoff, e com o genro de Trump, Jared Kushner, na quinta-feira (25), para discutir o plano.

Já o Hamas afirmou que não recebeu nenhuma proposta de cessar-fogo.

*Com CNN

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.