Ouvindo...

Rússia propõe aos EUA nova proposta sobre a Ucrânia após ataque a Kiev

Segundo dados da ONU divulgados nesta quinta, o número de mortos na Ucrância em junho chegou a 232 e 1.343 feridos

Presidentes dos Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou, nesta quinta-feira (10), que o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, sugeriu uma nova proposta sobre a Ucrânia durante um encontro na Malásia.

A conversa entre os dois se deu após os ataques a Kiev se intensificarem, depois que uma novos drones russos deixaram dois mortos em Kiev. Segundo dados da ONU divulgados nesta quinta, o número de mortos na Ucrância em junho chegou a 232, além de 1.343 feridos.

Sobre a proposta para avançar nas negociações do conflito, Rubio afirmou que o diplomata russo apresentou uma nova medida que será transmitida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ela ainda será discutida.

No entanto, ele declarou que esta ideia não é uma “nova abordagem” ou uma iniciativa que levaria “automaticamente à paz, mas poderia abrir a porta para a paz”.

Em contrapartida, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que os Estados Unidos vão entregar mais armas a Kiev e que tem “datas concretas” sobre sua chegada.

Na europa, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que irá aumentar em “até 50.000 homens” a força expedicionária franco-britânica, que pretende servir de base para garantir um cessar-fogo na Ucrânia. A Rússia se opõe à mobilização de uma força deste tipo na Ucrânia.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo