A Noruega está construindo o túnel mais longo e profundo embaixo do mar. O Rogfast, com 26,7 quilômetros e 392 metros abaixo do nível do mar. A previsão é de que ele seja inaugurado em 2033.
A passagem vai conectar uma rodovia ao longo da costa oeste. A rota atual — a E39 — inclui várias travessias de balsa e leva mais de 21 horas de viagem. Após a abertura, o Rogfast reduzirá essa distância quase pela metade, facilitando o deslocamento entre Stavanger e Bergen.
O túnel é uma das obras de infraestrutura que estão sendo feitas para remover as travessias de balsas na rodovia E39. O corredor vai de Kristiansand, no Sul, a Trondheim, no Norte.
Somente Rogfast ligará as cidades de Randaberg e Bokn por estrada, substituindo a necessidade de transporte de balsas neste trecho. A região ao redor da rota abriga setores importantes da economia norueguesa, incluindo as indústrias de petróleo e frutos do mar.
As autoridades estimam que o supertúnel será caminho para 6 mil veículos por dia. Os pedágios devem ficar em torno de £ 30 (trinta libras esterlinas), cerca de US$ 38, por viagem.
A obra
A construção começou em 2018 e está dividida em três seções de túneis. As empreiteiras Implenia/Stangeland Maskin estão encarregadas de dois dos três trechos, enquanto a Skanska está construindo o terceiro. Juntos, os trechos incluem mais de 37 quilômetros de perfuração de túneis, incluindo um trevo central subaquático perto da ilha de Kvitsøy.
As equipes estão utilizando métodos de perfuração e detonação em toda a obra e removerão cerca de 8 milhões de metros cúbicos de rocha. Os túneis gêmeos comportarão duas faixas de tráfego cada.
Percorrer toda a extensão levará cerca de 35 minutos a 50 quilômetros por hora. Poços de ventilação se estenderão por mais de 200 metros acima dos túneis, e um entroncamento rodoviário será construído sob o leito marinho perto de Kvitsøy.
O custo foi estimado entre £ 1,45 bilhão (quase US$ 2 bilhões) e £ 1,74 bilhão (US$ 2,4 bilhões).
O governo norueguês pretende fornecer cerca de 40% do financiamento. O restante virá da receita de pedágio após a inauguração do túnel.
“Stavanger é a quarta maior cidade da Noruega e Bergen é a segunda maior, então esperamos que este projeto também consiga reduzir o tempo de deslocamento dos trabalhadores que se deslocam diariamente para Stavanger ou Bergen”, disse à Euronews, Oddvar Kaarmo, gerente de projeto do Rogfast.
Infraestrutura
A conclusão da construção do túnel está prevista para 2030. Em seguida, serão instaladas a iluminação, a drenagem, a ventilação e o revestimento da estrada. O início das operações completas está previsto para 2033.