Francisco Martínez, prefeito de San Isidro, Noroeste de Honduras, foi sequestrado e assassinado, informou a polícia nessa quinta-feira (10).
Martínez foi retirado à força de dentro do carro por homens armados em Siguatepeque, 90 km ao Norte de Tegucigalpa, na noite de quarta-feira (9).
O corpo ferido por balas foi encontrado perto de um campo de futebol, segundo o boletim de ocorrência.
O político de 45 anos buscava um novo mandato pelo opositor Partido Nacional (de direita) em 30 de novembro, quando serão celebradas eleições para presidente, prefeitos e o Congresso.
Em 2015, Martínez foi preso após ser ligado à morte de um jovem que supostamente era namorado de uma das filhas dele, mas foi absolvido em 2016, segundo a imprensa local.
Honduras é um dos países mais violentos da América Latina, principalmente devido à ação de traficantes e gangues, embora o número de homicídios tenha diminuído gradualmente.
Em 2011, a taxa atingiu 68,5 homicídios por 100 mil habitantes e, em 2024, chegou a 25,3, segundo o site Insight Crime. Este número é quatro vezes superior à média mundial (6,2, segundo a ONU).
O porta-voz da polícia, delegado Miguel Martínez, disse à AFP que o assassinato está sob investigação.
*Com informações da AFP News