Ouvindo...

Prefeito de cidade no México, assassinado a tiros, é velado neste domingo

Duas pessoas envolvidas no atentado foram presas, informou a Secretaria de Segurança Pública do México; região é assolada pela violência ligada ao crime organizado

Policiais acompanham funeral do prefeito Carlos Manzo neste domingo (2) em Uruapan, no estado do Michoacan, no Mexico

O corpo prefeito de Urupan, Carlos Manzo, que foi morto a tiros durante um evento público, no estado de Michoacán, na Região Oeste do México, foi velado neste domingo (2). O atentado aconteceu no sábado (1°) em uma região que convive com as consequências da violência ligada ao crime organizado, conforme as forças de segurança.

“Após um ataque ocorrido nesta tarde no centro de Uruapan, Michoacán, o prefeito Carlos Manzo perdeu tragicamente a vida”, disse a Secretaria de Segurança Pública do México no X, antigo Twitter. “Duas pessoas envolvidas no incidente foram presas e um dos agressores foi morto”, acrescentou o comunicado.

Policiais acompanharam o velório do político. Michoacán vinha sendo marcado há anos pela violência ligada ao crime organizado, cujas gangues são conhecidas por extorquir os produtores, levando membros da indústria a formar grupos armados de autodefesa.

Gangues de narcotraficantes como o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) e La Nueva Familia Michoacana operam na região. Esses grupos foram designados como “organizações terroristas estrangeiras” em fevereiro pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

*Com informações de AFP

(Sob supervisão de Rayllan Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas