Números de mortos após terremoto na Colômbia sobe para 294; presidente pede ajuda aos EUA
Janela de 72 horas, com maior chance de encontrar sobreviventes se fechou na quinta-feira (13)

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na segunda-feira (10), subiu para 294, segundo balanço divulgado neste domingo (16) pela Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD). Ainda de acordo com o órgão, 320 pessoas seguem desaparecidas.
A janela de 72 horas, período em que há maior probabilidade de localizar um sobrevivente, se fechou na manhã da última quinta-feira (13). Mesmo assim, as equipes não descartam a possibilidade de encontrar alguém com vida. Nenhum sinal de sobreviventes foi encontrado no local recentemente.
Autoridades locais relatam prédios desabados, bairros destruídos, interrupção de energia, falhas de comunicação e bloqueio de rodovias em regiões próximas ao epicentro do tremor.
As cidades mais afetadas foram Cali, Pereira, Quibdó e Manizales. Alguns hospitais da região desabaram e deixaram pacientes presos. Outros precisaram ser atendidos em uma rua, em meio aos escombros.
Pedido de suspensão de tarifas
O presidente da Colômbia, Abelardo de La Espriella, que assumiu o cargo há uma semana, afirmou que no sábado (15), falou por 10 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo ele, Trump apresentou condolências, e o colombiano pediu a suspensão temporária das tarifas sobre produtos do país para ajudar empresários. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos ainda não se pronunciou sobre o pedido de suspensão das tarifas.
O que se sabe sobre o terremoto
O terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia, na segunda-feira (10), causando destruição em diversas cidades do país. O abalo sísmico foi o mais forte registrado no país na última década, segundo divulgado pelo Serviço Geológico do país.
O governo da Colômbia declarou, horas depois da tragédia, emergência nacional. O epicentro do tremor ocorreu em San José del Palmar, a uma profundidade de 110 quilômetros, segundo a agência geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A cidade fica a cerca de 230 km de Bogotá e a cerca de 150 km de Medellín e de Cali.
Uma réplica de magnitude 5,0 e 100 km de profundidade foi registrada cerca de uma hora depois. Em Cali, ao menos 20 prédios desabaram por conta da força dos tremores.
Lorena Vieira é estagiária do Portal Itatiaia e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Com experiências diversas, já trabalhou como repórter, produtora e apresentadora de coluna semanal no programa Agenda, da Rede Minas. Além de outras experiências como social media e comunicação de projetos culturais.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.







