Morrem 32 cubanos em operação militar dos EUA na Venezuela, diz Cuba

Governo afirma que militares atuavam no país a pedido de autoridades venezuelanas

Governo cubano afirma que militares atuavam no país a pedido das autoridades venezuelanas

Pelo menos 32 cidadãos cubanos morreram durante a operação militar na Venezuela das forças dos Estados Unidos, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro, de acordo com o governo de Cuba.

“Como resultado do ataque criminoso perpetrado pelo governo dos Estados Unidos contra a irmã República Bolivariana da Venezuela (...) perderam a vida em ações de combate 32 cubanos”, diz comunicado oficial lido na televisão estatal nesse domingo (4).

Segundo o governo da ilha, os mortos eram militares integrantes das Forças Armadas Revolucionárias ou do Ministério do Interior. Eles cumpriam missões na Venezuela “a pedido de órgãos homólogos” do país, aliado histórico de Cuba.

Países da América Latina comentam operação militar dos Estados Unidos na Venezuela

Nicolás Maduro foi retirado da Venezuela no sábado, junto com a esposa, Cilia Flores, durante uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos. Ele é acusado de narcotráfico e terrorismo e deve ser apresentado nesta segunda-feira (5) a um juiz em Nova York.

O comunicado destacou que os militares cubanos “cumpriram de forma digna e heroica o seu dever e caíram, após férrea resistência, em combate direto contra os agressores ou como resultado dos bombardeios às instalações”.

O governo cubano decretou dois dias de luto nacional a partir do amanhecer desta segunda-feira (5). Também informou que “organizará as ações correspondentes para lhes render a merecida homenagem”.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, se manifestou nas redes sociais. “Honra e glória aos bravos combatentes cubanos que caíram enfrentando terroristas com uniforme imperial”, escreveu no X.

Com agência AFP
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com a editoria Educação.

Ouvindo...