Ouvindo...

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos na Índia

Homem foi atropelado por um carro em Punjab, na Índia

Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, morreu aos 114 anos

O homem considerado o maratonista mais velho do mundo morreu nesta segunda-feira (14), informou o biógrafo dele no X nesta terça-feira (15). Fauja Singh, de 114 anos, foi vítima de um acidente de trânsito.

Singh nasceu na Índia e tem nacionalidade britânica. Ele foi apelidado de ‘tornado de turbante’ pela sua rapidez nas maratonas. Ele foi atropelado por um carro em Punjab.

“Meu tornado de turbante não está mais entre nós”, escreveu o biógrafo, especificando que havia sido atingido por um veículo não identificado em sua cidade, Bias. “Descanse em paz, meu querido Fauja”, acrescentou.

Fauja nunca apresentou uma certidão de nascimento, mas a família dele afirma que ele nasceu em 1º de abril de 1911, quando a Índia ainda era parte do Império Britânico. Por esse motivo, ele não teve o recorde reconhecido pelo Guinness World Records.

Ele começou a correr maratonas aos 89 anos e causou comoção. Ele carregou a tocha olímpica em 2004 e 2012 e correu maratonas completas (42 km) até os 100 anos.

A última corrida de Singh foi em 2013, quando tinha 101 anos. Ele realizou uma prova de 10 km na Maratona de Hong Kong em um tempo de uma hora, 32 minutos e 28 segundos.

“Fauja Singh era extraordinário por sua personalidade única e pela maneira como inspirava a juventude indiana em um assunto tão importante como o condicionamento físico”, disse o primeiro-ministro indiano Narendra Modi no X.

“Ele era um atleta excepcional, com uma determinação incrível. Estou triste com sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e seus inúmeros fãs ao redor do mundo”, finalizou.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.