Milhares de casas ficaram sem luz nesta terça-feira (9) devido ao incêndio de dois postes da rede de distribuição em Berlim, na Alemanha, declarou a polícia à Agence France Presse (AFP). Autoridades suspeitam que as chamas foram causadas por um ato criminoso com ‘motivação política’.
O incêndio começou na madrugada desta terça-feira (9) no bairro de Johannisthal, sudeste da capital alemã, segundo um porta-voz da polícia.
As chamas causaram corte de energia elétrica para 34 mil residências e três mil empresas, segundo a polícia. Os trabalhos dos bombeiros demoraram cerca de uma hora.
‘Fenômeno atmosférico raro’ seria causa de apagão na Europa; entenda Centro histórico na Alemanha precisou ser evacuado após bomba da Segunda Guerra ser descoberta Conservadores vencem na Alemanha, Trump celebra e Merz quer ‘independência’ dos EUA
Um porta-voz do operador da rede elétrica de Berlim afirmou que 50 mil clientes foram afetados. Por volta das 10h do horário local, sete horas após o início do incêndio, 15 mil já tiveram o fornecimento reestabelecido.
A polícia suspeita de um “incêndio criminoso” e “não descarta uma motivação política por trás do incêndio”, acrescentou a porta-voz da corporação, sem dar mais detalhes. Uma investigação foi aberta para apurar os fatos.