Ryan Routh, de 59 anos, foi considerado culpado de todas as acusações por
A sentença será lida em 18 de dezembro. Routh, de 59 anos, foi acusado de conspirar para, no dia 15 de setembro do ano passado, balear Trump, então candidato à presidência dos Estados Unidos.
Dois meses antes, Trump havia sido
O júri declarou Routh culpado, entre outras acusações, pelo crime de tentativa de assassinato de um candidato à presidência. Diante dessa acusação, Routh pode pegar prisão perpétua.
O acusado também foi processado por posse ilegal de armas devido aos antecedentes criminais, posse de uma arma com o número de série apagado, posse de armas de fogo com a intenção de cometer um crime violento e agressão a um agente federal.
A declaração foi comemorada por Donald Trump. “Um grande momento para a justiça nos Estados Unidos”, escreveu o republicano na Truth Social. Já a secretária de Justiça, Pam Bondi, destacou no X que o veredicto “ilustra o compromisso do Departamento de Justiça em punir todos aqueles que se dedicam à violência política”.
Leia também:
Assessores de Trump relatam tiroteio no campo onde o candidato jogava golfe; suspeito foi preso Trump foi atingido de raspão, diz promotor; atirador e apoiador que estava em comício morreram
*Com AFP
(Sob supervisão de Edu Oliveira)