Ouvindo...

Homem é declarado culpado por tentar matar Trump e pode pegar prisão perpétua

Routh, de 59 anos, foi acusado de conspirar para balear Trump; sentença será lida em 18 de dezembro

Trump tirou o dia de folga para jogar golfe e foi surpreendido pelo barulho de tiros

Ryan Routh, de 59 anos, foi considerado culpado de todas as acusações por tentar matar Donald Trump, em setembro de 2024, em um campo de golfe, em West Palm Beach, na Flórida. A declaração foi feita por um júri federal dos Estados Unidos nesta terça-feira (23).

A sentença será lida em 18 de dezembro. Routh, de 59 anos, foi acusado de conspirar para, no dia 15 de setembro do ano passado, balear Trump, então candidato à presidência dos Estados Unidos.

Leia também

Dois meses antes, Trump havia sido baleado durante um comício na Pensilvânia. Na época, o atirador foi morto pelo Serviço Secreto no local do atentado.

O júri declarou Routh culpado, entre outras acusações, pelo crime de tentativa de assassinato de um candidato à presidência. Diante dessa acusação, Routh pode pegar prisão perpétua.

O acusado também foi processado por posse ilegal de armas devido aos antecedentes criminais, posse de uma arma com o número de série apagado, posse de armas de fogo com a intenção de cometer um crime violento e agressão a um agente federal.

A declaração foi comemorada por Donald Trump. “Um grande momento para a justiça nos Estados Unidos”, escreveu o republicano na Truth Social. Já a secretária de Justiça, Pam Bondi, destacou no X que o veredicto “ilustra o compromisso do Departamento de Justiça em punir todos aqueles que se dedicam à violência política”.

Leia também:

*Com AFP

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas