Conselho da União Europeia aprova acordo com Mercosul, apontam fontes

Países do bloco europeu devem confirmar nesta sexta-feira (9) o posicionamento por votação

Acordo firmado pode ser o maior da história do bloco europeu

Embaixadores de países da União Europeia (UE) concordaram em aprovar nesta sexta-feira (9) o acordo de livre comércio com os países signatários do Mercado Comum do Sul (Mercosul), disseram diplomatas à Agência France-Presse.

Os representantes têm até as 13h (horário de Brasília) para enviar por escrito os votos à UE. Em caso de sinal positivo, a presidente do grupo, Ursula von der Leyen, pode viajar a Assunção, no Paraguai, nesta segunda-feira (12) para assinar o acordo em definitivo.

Embora a assinatura avance em Assunção, o acordo não entra imediatamente em vigor, já que é necessário também o aval do Parlamento Europeu, que deve levar algumas semanas para se pronunciar. No caso, o resultado ainda é incerto, uma vez que 150 dos deputados da Casa ameaçam recorrer à justiça para interromper o acordo.

Caso confirmado, o acordo marca o fim de 26 anos de debates em busca de uma união dos blocos e se torna o maior acordo já firmado pela União Europeia.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...