Incêndios florestais colocam duas províncias do Chile em estado de catástrofe neste domingo (18). As regiões de Ñuble e Biobío, cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago, sofrem com o fogo que já provocou a evacuação de aproximadamente 20 mil pessoas.
Em comunicado publicado no X, o presidente chileno, Gabriel Boric, decretou estado de catástrofe. Ao todo, brigadistas florestais atuam em 19 ocorrências de incêndio no país andino, 12 delas em Ñuble e Biobío.
“Diante dos graves incêndios em curso, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”, disse o presidente chileno nas redes sociais.
Ante los graves incendios en curso he decidido declarar estado de catástrofe en las regiones de Ñuble y Bio Bio. Todos los recursos están disponibles.
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) January 18, 2026
Até a manhã deste domingo, ainda não foi publicado um comunicado oficial sobre número de pessoas afetadas e possíveis vítimas dos incêndios florestais.
O Chile tem enfrentado incêndios florestais de forma recorrente nos últimos anos. Em fevereiro de 2024, ocorrências no país andino deixaram milhares de pessoas desabrigadas e