Chile decreta estado de catástrofe por onda de incêndios florestais

Ocorrências estão concentradas nas regiões administrativas de Ñuble e Biobío, a cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago

Incêndios ao sul de Santiago motivaram decreto de emergência no Chile

Incêndios florestais colocam duas províncias do Chile em estado de catástrofe neste domingo (18). As regiões de Ñuble e Biobío, cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago, sofrem com o fogo que já provocou a evacuação de aproximadamente 20 mil pessoas.

Em comunicado publicado no X, o presidente chileno, Gabriel Boric, decretou estado de catástrofe. Ao todo, brigadistas florestais atuam em 19 ocorrências de incêndio no país andino, 12 delas em Ñuble e Biobío.

“Diante dos graves incêndios em curso, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”, disse o presidente chileno nas redes sociais.

Até a manhã deste domingo, ainda não foi publicado um comunicado oficial sobre número de pessoas afetadas e possíveis vítimas dos incêndios florestais.

O Chile tem enfrentado incêndios florestais de forma recorrente nos últimos anos. Em fevereiro de 2024, ocorrências no país andino deixaram milhares de pessoas desabrigadas e mais de 50 pessoas morreram na região de Valparaíso, a noroeste de Santiago.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...