O magnata e fundador da Microsoft Bill Gates disse que está otimista em erradicar a poliomielite, a malária e o HIV nos próximos 20 anos.
A declaração foi dada pelo empresário em um discurso em uma audiência na Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.
“Sou otimista principalmente devido ao progresso alcançado em inovação. Acredito que não só podemos erradicar a poliomielite e a malária, mas todas as doenças contagiosas e até mesmo o HIV. Isso é possível nas próximas duas décadas”, declarou.
Ele disse, ainda, que a União Europeia está ‘muito comprometida com a inovação na produção de vacinas concebidas e produzidas’ no continente. Gates destacou que a BioNTech trabalha para desenvolver vacinas contra malária, HIV e tuberculose.
O filantropo também alertou sobre a crise global de saúde enfrentada atualmente, sobretudo nos países mais pobres.
“Ao contrário da pandemia, que chegou sem o nosso conhecimento e não foi causada por humanos, esta crise é em grande parte criada por nós mesmos. A pobreza e a fome estão aumentando pela primeira vez e mais crianças morreram este ano do que no ano passado”, disse.
Gates lamentou os cortes de ajuda externa no mundo, principalmente nos Estados Unidos. “Há crianças que morrem por causa do HIV e que teriam sido protegidas com o uso de medicamentos que custam apenas 12 centavos por dia. Já vemos os efeitos da desnutrição, uma praga terrível que está aumentando seriamente, e também vemos que o risco de uma nova pandemia é maior porque, quando os sistemas de saúde desses países em desenvolvimento entram em colapso, o monitoramento cessa”, finalizou.