Ouvindo...

Ataque à usina nuclear do Irã pode causar catástrofe ‘comparável a Chernobyl’, alerta Rússia

Localizada na costa do Golfo Pérsico, Bushehr é a única usina nuclear em operação no país

Irã e Israel têm trocado bombardeios na última semana em meio à escalada do conflito

O chefe da Rosatom, empresa estatal de energia nuclear da Rússia, Alexey Likhachev, afirmou, nesta quinta-feira (19), que um ataque de Israel à usina nuclear do Irã, em Bushehr, causaria uma catástrofe da magnitude de Chernobyl.

“Se um ataque for realizado… será uma catástrofe comparável a Chernobyl”, afirmou, de acordo com a mídia estatal russa RIA Novosti.

O CEO da Rosatom declarou, ainda na mídia estatal russa, que um ataque à usina seria “além do mal” e informou que dezenas de especialistas russos foram retirados do local.

Leia também

Localizada na costa do Golfo Pérsico, Bushehr é a única usina nuclear em operação do Irã. A Rússia auxiliou o país a construir a fábrica e cedeu parte de seus funcionários para trabalhar na unidade.

Um porta-voz militar de Israel afirmou, também nesta quinta-feira, que o país havia atacado a usina. Pouco depois, outro oficial militar afirmou que a declaração foi um “erro” e que não era possível confirmar – nem negar – que a usina de Bushehr foi atingida.

À CNN, o vice-presidente de Segurança de Materiais Nucleares da Iniciativa de Ameaça Nuclear, Scott Roecker, afirmou que uma investida contra a usina “resultaria na dispersão de muita radiação”.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.