O chefe da Rosatom, empresa estatal de energia nuclear da Rússia, Alexey Likhachev, afirmou, nesta quinta-feira (19), que
“Se um ataque for realizado… será uma catástrofe comparável a Chernobyl”, afirmou, de acordo com a mídia estatal russa RIA Novosti.
O CEO da Rosatom declarou, ainda na mídia estatal russa, que um ataque à usina seria “além do mal” e informou que dezenas de especialistas russos foram retirados do local.
Localizada na costa do Golfo Pérsico, Bushehr é a única usina nuclear em operação do Irã. A Rússia auxiliou o país a construir a fábrica e cedeu parte de seus funcionários para trabalhar na unidade.
Um
À CNN, o vice-presidente de Segurança de Materiais Nucleares da Iniciativa de Ameaça Nuclear, Scott Roecker, afirmou que uma investida contra a usina “resultaria na dispersão de muita radiação”.