Ao menos 16 pessoas morreram após a queda de um avião da Força Aérea de Bangladesh nesta segunda-feira (21). A aeronave realizava um voo de treinamento e caiu em uma escola em Daca. Entre os mortos, estão muito estudantes, segundo a Agence France Presse (AFP).
Esse é o desastre aéreo mais fatal do país em décadas. Mais de 100 pessoas ficaram feridas após a queda do caça, segundo o gabinete de imprensa do líder interino Muhammad Yunus. A causa da queda não foi esclarecida.
Ao menos 83 feridos foram levados ao hospital, a maioria em estado grave. O Instituto Nacional de Queimados recebeu 51 vítimas com queimaduras graves.
Pais de alunos foram acionados ao hospital para identificar os filhos.
O avião, modelo F-7 BGI, de fabricação chinesa, decolou às 13h06 do horário local (4h06 em Brasília) e caiu poucos minutos depois no campus da Milestone School and College.
Vídeo: avião cai e bate em árvore na Flórida; quatro pessoas ficaram feridas Vítimas da queda de avião no interior de SP eram piloto e aluno de voo Acidente voo Air India: relatório aponta que combustível de avião foi cortado antes da queda
O piloto, Turkir Islam Sagar, está entre os mortos. “Havia dois aviões de combate [no céu], um caiu aqui na parte [do prédio] onde estava acontecendo uma aula de inglês para alunos do ensino fundamental”, relatou Shafiur Rahman Shafi, um estudante de 18 anos que estava no pátio.
Testemunhas relataram que ouviram um ‘grande estrondo’ e um ‘abalo como um terremoto’ antes de pegar fogo. Vítimas foram retiradas dos escombros em macas pelos socorristas.
O líder interino lamentou o incidente. “A perda sofrida pela Força Aérea, os estudantes, pais, professores e funcionários da Milestone School and College, bem como outros afetados por este acidente, é irreparável”, disse. O governo investigará o acidente.
As autoridades declararam um dia de luto nacional em todo o país para terça-feira.
Veja o vídeo:
Ao menos 16 morrem após avião militar cair em pátio de escola em Bangladesh; veja vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) July 21, 2025
🎥Shazzadur Rabbi via Storyful pic.twitter.com/QdMMfD9eEI