O líder supremo do Irã, o
aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o país ‘nunca se renderá' a Israel, mesmo após bombardeios a instalações nucleares. Nesta quarta (18), ele ameaçou Washington com ‘danos irreparáveis’ caso também cometa ofensivas.
“A nação iraniana se opõe firmemente a uma guerra imposta, assim como se oporá firmemente a uma paz imposta. Esta nação nunca se renderá aos ditames de ninguém”, afirmou ele, em um discurso televisionado.
“Os americanos devem saber que qualquer intervenção militar da parte deles implicará danos irreparáveis”, completou.
Khamenei classificou como ‘inaceitáveis’ as declarações de Donald Trump pedindo a ‘rendição incondicional’ do Irã. Mais cedo, o presidente estadunidense disse que os EUA poderiam matar o líder supremo iraiano, alimentando especulações sobre um envolvimento direto de Washington no conflito iniciado por Israel na semana passada.
A madrugada no Irã e em Israel - noite no Brasil - foi repleta de ataques de ambos os lados. As Forças Armadas Israelenses ativaram sirenes após detectarem
mísseis do Irã, que foram interceptados.
Israel anunciou, ainda, um
ataque com mais de 50 aviões contra um centro de produção de centrífugas de Urânio em Teerã e várias unidades de fabricação de armas.
*Com AFP