Ouvindo...

Caso de dador de esperma com gene cancerígeno que gerou 67 crianças é investigado na Europa

Pelo menos dez casos da doença foram detectados em crianças nascidas de suas doações

Criança com câncer

A Bélgica anunciou, nessa sexta-feira (30), que investiga como um doador de esperma dinamarquês com um gene potencialmente cancerígeno gerou 52 crianças no país entre 2008 e 2017.

O doador, ao parecer em bom estado de saúde e sem antecedentes familiares conhecidos de câncer, cumpria as normas regulamentárias no momento da doação.

No entanto, mais tarde descobriu-se que ele era portador de uma mutação do gene TP53, vinculada à síndrome de Li-Fraumeni (LFS), um raro transtorno hereditário que aumenta significativamente o risco de câncer, revelou uma investigação do jornal britânico The Guardian.

Pelo menos 10 casos de câncer foram detectados entre as 67 crianças nascidas de suas doações em toda a Europa, segundo o jornal. O esperma do doador foi usado na Bulgária, Chipre, Alemanha, Espanha, Hungria, Irlanda, Grécia, Países Baixos e Polônia.

Leia também

O alerta foi emitido em 2023 após a identificação de casos de câncer em algumas crianças concebidas a partir de suas doações em uma clínica na Dinamarca. Nesse mesmo ano, a Agência Federal de Medicamentos e Produtos Sanitários da Bélgica foi notificada.

Mas, o ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, afirmou que só teve conhecimento do caso na segunda-feira. “Essa informação deveria ter sido transmitida imediatamente ao ministro competente”, criticou seu porta-voz.

Uma revisão interna identificou 37 famílias afetadas na Bélgica, onde 52 crianças nasceram dessas doações entre 2008 e 2017. As autoridades ressaltaram que nem todas residem necessariamente na Bélgica.

O escândalo expôs aparentes violações da legislação belga, que, desde 2007, limita o uso do esperma de um mesmo doador a um máximo de seis mulheres. “Essa norma foi excedida em nível nacional e em centros individuais”, denunciou o ministério.

O governo belga se recusou a dizer se foram diagnosticados casos de câncer na Bélgica.

* AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.