Ouvindo...

Em declaração conjunta, França, Canadá e Reino Unido condenam ‘ações escandalosas’ de Israel em Gaza

‘Se Israel não puser fim à nova ofensiva militar nem levantar suas restrições à ajuda humanitária, adotaremos outras medidas concretas em resposta’, acrescentam

Destruição na Faixa de Gaza

Em declaração conjunta divulgada nesta segunda-feira (19), o presidente da França, Emmanuel Macron, e os primeiros-ministros do Canadá, Mark Carney, e da Inglaterra, Keir Starmer, pediram a Israel o fim de suas “ações escandalosas” na Faixa de Gaza e prometeram responder com “medidas concretas” caso não cesse a ofensiva militar e não desbloqueie a ajuda humanitária na região.

Israel anunciou que busca tomar o controle do território palestino para derrotar o movimento islamista Hamas, que atacou o solo israelense em 7 de outubro de 2023. Contudo, a ONU e a OMS alertam para um crescente risco de fome em uma Faixa de Gaza sob bloqueio humanitário.

Leia também

“Israel sofreu um atentado atroz em 7 de outubro. Sempre apoiamos o direito de Israel de defender os israelenses contra o terrorismo, mas esta escalada é totalmente desproporcional”, escrevem.

Os três líderes prometem que não ficarão “de braços cruzados enquanto o governo [israelense de Benjamin] Netanyahu continua com estas ações escandalosas”. “Se Israel não puser fim à nova ofensiva militar nem levantar suas restrições à ajuda humanitária, adotaremos outras medidas concretas em resposta”, acrescentam sem especificar quais.

Macron, Carney e Starmer também condenam a “odiosa linguagem usada recentemente por membros do governo israelense” e advertem que o deslocamento forçado permanente de civis viola o direito internacional humanitário.

Sobre a conferência prevista para 18 de junho em Nova York sobre a solução de dois Estados, prometem “trabalhar com a Autoridade Palestina, os parceiros regionais, Israel e Estados Unidos para alcançar um consenso sobre as disposições para o futuro de Gaza, baseado no plano árabe”.

“Estamos decididos a reconhecer um Estado palestino como contribuição para a realização de uma solução de dois Estados, e estamos dispostos a trabalhar com outros para tal fim”, acrescentam os líderes da França, Canadá e Reino Unido. (Com APF)

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.