A China deve inaugurar em junho a ponte mais alta do mundo, localizada na província de Guizhou, no sudoeste do país. A construção da Ponte do Grand Canyon Huajiang está em fase final, com 95% das obras concluídas, segundo autoridades locais.
Com cerca de 2.890 metros (quase 3 km) de extensão, a estrutura é uma ponte suspensa com treliça de aço e faz parte de um plano nacional para desenvolver áreas montanhosas e menos favorecidas economicamente, como Guizhou.
A estrutura atravessa o Grand Canyon Huajiang, também chamado de “fenda terrestre” e ficará a 625 metros acima do nível do rio, o equivalente a um prédio de 208 andares.
A altura da ponte chinesa será 295 metros maior que o Viaduto Millau, na França, que detém o título de ponte mais alta do mundo atualmente.
Travessia que durava duas horas será de um minuto
De acordo com a mídia estatal chinesa, a ponte vai reduzir drasticamente o tempo de travessia do cânion, caindo de duas horas para apenas um minuto, facilitando o tráfego de carros e caminhões pela região.
O projeto, que começou oficialmente em janeiro de 2022, deve ser concluído até 30 de junho deste ano. A estrutura utiliza cerca de 22 mil toneladas de aço, o equivalente ao peso de três Torres Eiffel.
*Com informações de CNN Brasil