Em
Os mercados globais mantiveram a tendência de queda da última sexta-feira (4) e fecharam em baixa. Paris perdeu 4,78%, Frankfurt caiu 4,13% e Londres perdeu 4,64%. Em Madri, o Ibex-35 caiu 4,76% e a bolsa de Milão 5,18%.
As quedas vertiginosas acontecem em meio a um caos financeiro debelado após o republicano anunciar tarifas mínimas de 10% para o mercado global, mas que podem chegar até 34%, como no caso da China.
A partir de quarta-feira (9) devem entrar em vigor tarifas ainda mais altas para os principais parceiros comerciais de Washington, incluindo a União Europeia (20%) e China (34%).
Pequim retaliou com tarifas de 34% para todos os produtos americanos a partir de 10 de abril. De anúncio em anúncio, as bolsas derreteram.
Os mercados asiáticos, que estiveram parcialmente fechados na sexta-feira, viveram uma segunda de caos. Hong Kong despencou mais de 13%, o índice Nikkei de Tóquio caiu 7,8% e
Nos Estados Unidos, nas primeiras operações, o Dow Jones perdeu 2,85%, o Nasdaq, 3,91%, e o índice mais amplo S&P 500, 3,24%.
“Não sejam fracos! Não sejam estúpidos!... Sejam fortes, corajosos e pacientes, e a grandeza será o resultado!”, escreveu Trump em sua rede Truth Social pouco antes da abertura da bolsa de Nova York. Quando foi perguntado sobre o tombo da bolsa, o presidente se manteve firme. (Com AFP)