Um menino não vacinado morreu após contrair sarampo. Ele havia sido hospitalizado na semana passada na cidade de Lubbock, no noroeste do estado do Texas, nos
O óbito foi confirmado pelo departamento de saúde do estado em um comunicado nessa quarta-feira (26), que afirmou que as autoridades municipais informaram que ele faleceu “nas últimas 24 horas”.
A criança é a primeira vítima da doença nos EUA em quase uma década.
Desde o início do ano, foram registrados 124 casos de sarampo no oeste do Texas e 9 no vizinho Novo México, a grande maioria em crianças não vacinadas.
O surto crescente de sarampo nos Estados Unidos é minimizado pelo secretário de Saúde do governo Trump, Robert F. Kennedy Jr, que diz, sem ter comprovações científicas, que a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) está ligada ao autismo.
O sarampo
O sarampo é um vírus respiratório extremamente contagioso que se transmite por meio de gotículas respiratórias ou quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra.
Representa um risco sério para aqueles que não estão vacinados, incluindo os bebês menores de 12 meses que normalmente não são elegíveis para a vacinação e aqueles com sistemas imunológicos debilitados.
Durante os surtos, aproximadamente uma em cada cinco pessoas infectadas requer hospitalização e uma em cada 20 desenvolve pneumonia. Em casos raros, a doença provoca inflamação do cérebro e pode ser fatal.
* Com informações de AFP