Após dias de especulação sobre o futuro da USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional,
“No que diz respeito às coisas da USAID, falei sobre isso com [o presidente] em pormenor e ele concordou que devíamos encerrá-la”, afirmou o bilionário em uma conversa no X Spaces nesta segunda (3).
A agência distribui milhões de dólares em ajuda humanitária e financiamento do desenvolvimento atualmente. O dono da Tesla afirmou, no entanto, que conversou com Trump algumas vezes, e ele manifestou o desejo de encerrar a agência.
Antes da declaração de Musk, Trump havia dito a jornalistas que a USAID “tem sido dirigida por um bando de lunáticos radicais, e estamos a tirá-los de lá, e depois tomaremos uma decisão sobre o futuro”.
Elon Musk quer trocar aviões de combate dos EUA por drones: ‘Obsoletos’ Boninho oferece ‘ajuda’ para Elon Musk evitar bloqueio do X no Brasil
Recentemente, dois membros da segurança da USAID foram colocados em licença administrativa por terem recusado que os membros do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) acessassem os sistemas da agência, disseram fontes à CNN.
Outros 60 funcionários da USAID também foram colocados em licença na semana passada.
O que é a USAID?
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é um órgão governamental estadunidense cuja função é distribuir ajuda humanitária. Ela foi criada em 1961 durante a administração de John F. Kennedy e é o braço humanitário do governo dos EUA.