Ouvindo...

Elon Musk diz que agência de ajuda humanitária dos Estados Unidos deve ser fechada

A agência distribui milhões de dólares em ajuda humanitária e financiamento do desenvolvimento atualmente

Elon Musk é o homem mais rico do mundo

Após dias de especulação sobre o futuro da USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Elon Musk afirmou que Donald Trump concordou com o encerramento da agência, que teve financiamento congelado e dezenas de funcionários colocados em licença.

“No que diz respeito às coisas da USAID, falei sobre isso com [o presidente] em pormenor e ele concordou que devíamos encerrá-la”, afirmou o bilionário em uma conversa no X Spaces nesta segunda (3).

A agência distribui milhões de dólares em ajuda humanitária e financiamento do desenvolvimento atualmente. O dono da Tesla afirmou, no entanto, que conversou com Trump algumas vezes, e ele manifestou o desejo de encerrar a agência.

Antes da declaração de Musk, Trump havia dito a jornalistas que a USAID “tem sido dirigida por um bando de lunáticos radicais, e estamos a tirá-los de lá, e depois tomaremos uma decisão sobre o futuro”.

Leia também

Recentemente, dois membros da segurança da USAID foram colocados em licença administrativa por terem recusado que os membros do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) acessassem os sistemas da agência, disseram fontes à CNN.

Outros 60 funcionários da USAID também foram colocados em licença na semana passada.

O que é a USAID?

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é um órgão governamental estadunidense cuja função é distribuir ajuda humanitária. Ela foi criada em 1961 durante a administração de John F. Kennedy e é o braço humanitário do governo dos EUA.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.