Ouvindo...

Macron elogia povo sírio por derrubada de Assad: ‘Estado bárbaro caiu afinal’

O governo de Bashar Assad caiu após uma ofensiva relâmpago de grupos rebeldes, que tomaram a capital da Síria, Damasco, na madrugada deste domingo

Curdos sírios comemoram ao lado da estátua destruída do falecido presidente Hafez al-Assad, pai do presidente sírio Bashar al-Assad, enquanto celebram a queda da capital Damasco para combatentes antigovernamentais, na cidade de Qamishli em 8 de dezembro de 2024

O presidente da França, Emmanuel Macron, prestou homenagem ao povo sírio após a derrubada do regime de Bashar al-Assad. Na sua conta no X (antigo Twitter), Macron disse que o “Estado bárbaro caiu” e desejou paz, liberdade e unidade para o país.

“Presto homenagem ao povo sírio, à sua coragem, à sua paciência. Neste momento de incerteza, envio-lhes meus votos de paz, liberdade e unidade”, diz a publicação. “A França continuará comprometida com a segurança de todos no Oriente Médio.”

O governo de Bashar Assad caiu após uma ofensiva relâmpago de grupos rebeldes, que tomaram a capital da Síria, Damasco, na madrugada deste domingo. A televisão estatal transmitiu uma declaração na qual um grupo afirma que Assad foi deposto.

Paradeiro desconhecido

A Rússia afirmou neste domingo (8) que o presidente sírio Bashar al-Assad renunciou ao cargo e saiu do país, mas sem revelar seu destino.

“Como resultado das conversações entre (Bashar al) Assad e uma série de participantes do conflito no território da República Árabe Síria, ele tomou a decisão de renunciar ao cargo de presidente e deixar o país, dando instruções para que aconteça uma transferência pacífica de poder”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores. “A Rússia não participou das conversações”, acrescenta a nota.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.