Ouvindo...

Vaticano anuncia mudança nas regras para enterros de papas

Foi divulgado nesta quarta-feira (20) que o corpo dos papas, por exemplo, não será mais exibido fora de caixões

Algumas alterações já eram desejos do Papa Francisco desde 2022

O Vaticano divulgou nesta quarta-feira (20) novas regras que simplificam o funeral dos pontífices, os papas. A decisão já era um desejo do Papa Francisco após a morte de Bento XVI, em 2022.

O documento, que veio pelo Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, estabelece que os corpos não serão expostos em uma plataforma fora dos caixões, como acontece atualmente. Eles serão venerados pelos fiéis já dentro do esquife aberto.

Leia também

Além disso, a constatação da morte não será mais feita no quarto do papa que morreu, mas sim em uma capela privada. O Vaticano também informou que deixará de usar o caixão feito com três camadas de cipreste, chumbo e carvalho, mas apenas um de madeira em um esquife de zinco.

Segundo o comunicado, outra indicação é a introdução de indicações necessárias para o eventual sepultamento fora da Basílica de São Pedro. Em abril do último ano, o Papa Francisco afirmou que queria ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.