Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram mais de 1,7 mil vírus escondidos nas profundezas na Geleira Guliya, no Oeste da China. Alguns deles nunca foram vistos antes, de acordo com o Daily Mail.
O núcleo de gelo tem cerca de 300 metros de comprimento e fica localizado na intersecção da Ásia Central, Meridional e Oriental. A descoberta preocupa principalmente devido ao aquecimento global e o derretimento das geleiras.
Os vírus tem até 41 mil anos de idade, e sobreviveram às diversas mudanças climáticas ao longo do tempo. Alguns patógenos já surgiram do derretimento do solo congelado em outros locais do mundo, alertando para possíveis surtos.
Casal repete foto em geleira 15 anos depois e se surpreende com mudanças: ‘me fez chorar’ Um turista morre e dois desaparecem após caverna de gelo desabar na Islândia Vírus gigantes são encontrados pela 1ª vez no gelo da Groenlândia
Em 2016, esporos de antraz que estavam em uma carcaça de animal siberiano por 75 anos escaparam e infectaram várias pessoas. Uma criança morreu.
Todos os 1,7 mil vírus deste último estudo não representam nenhum risco à saúde, conforme os pesquisadores. Isso porque eles só podem afetar arqueas e bactérias.