Um casal britânico registrou os impactos do aquecimento global nas geleiras da Suíça ao repetir uma foto com 15 anos de diferença. O desenvolvedor de software Duncan Porter publicou as duas imagens no X (antigo Twitter) e o post viralizou, alcançando mais de 80 mil curtidas e 10 mil compartilhamentos.
A primeira foto foi tirada no dia 5 de agosto de 2009, quando Porter e sua esposa Helen conheceram a geleira de Rhône, nos Alpes Suíços. Neste ano, o casal retornou ao mesmo local e repetiu a foto no último domingo, dia 4 de agosto. Porém, agora a quantidade de gelo no local é bem menor.
“Quinze anos menos um dia entre essas fotos. Tirada hoje na geleira do Rhône, na Suíça. Não vou mentir, isso me fez chorar”, escreveu Porter na publicação.
Ao The Guardian, o britânico contou que tinha a primeira foto exibida em um dos porta-retratos da casa da família. Neste ano, o casal decidiu voltar ao local para mostrar a bela paisagem para as duas filhas adolescentes: Maise e Emily.
“Mas, obviamente, a circunstância desta foto foi drasticamente diferente”, disse Duncan. Helen Porter acrescentou: “Achei realmente inacreditável”.
Leia mais:
- Previsão do tempo: frio intenso pode atingir quase mil cidades do Brasil; veja a lista
- Duas cidades de MG estão entre as mais frias do Brasil nesta quarta-feira (7); saiba quais
- Tempestade tropical Debby mata adolescente e promete chuvas catastróficas nos EUA
Segundo as estatísticas oficiais, a Suíça perdeu um terço do volume das suas geleiras desde 2000. Só nos últimos dois anos, 10% da paisagem natural desapareceu do país europeu.
Nas redes sociais, a publicação do britânico repercutiu. Houve quem fizesse uma comparação das mudanças na paisagem com a aparência do casal, e quem lamentou pelos efeitos das mudanças climáticas nas geleiras.
“Vocês dois estão muito melhor que a geleira”, brincou um internauta. “O mesmo acontece comigo quando vou a Graubuenden (região no leste da Suíça) e vejo o estado das geleiras ao redor da passagem; reduziram drasticamente ao longo dos 25 anos em que estive lá", contou outro.
“A neve... Ô meu Deus... Nós nunca mais vamos voltar...”, lamentou uma usuária. “Isso simplesmente partiu meu coração! As consequências de nossas ações estão ao nosso redor e, ainda assim, escolhemos olhar para o outro lado”, disse outro perfil.