Ouvindo...

Itália investiga naufrágio de superiate como homicídio culposo

Promotoria pública irá apurar se houve negligência no naufrágio, mesmo crime do Costa Concordia em 2012

Um promotor italiano abriu uma investigação de homicídio culposo sobre as mortes do magnata britânico da tecnologia, Mike Lynch, e outras seis pessoas depois que um iate de luxo afundou na Sicília. Conforme a CNN, o chefe do gabinete do promotor público de Termini Imerese, Ambrogio Cartosio, anunciou a investigação em uma entrevista coletiva, dizendo que a investigação até agora não tinha como alvo nenhuma pessoa específica.

Leia também: Corpo de Hannah Lynch, filha de bilionário dono de iate que naufragou na Sicília, é encontrado
Corpo de bilionário britânico é retirado de destroços em iate que naufragou na Itália
Fabricante de iate de luxo que naufragou na Itália sugere erro da tripulação; entenda

O que aconteceu

O bilionário, famoso empresário e investidor em tecnologia, reuniu-se com amigos, colaboradores e advogados a bordo do luxuoso iate em junho para comemorar a sua absolvição em um julgamento por fraude nos Estados Unidos, que poderia ter lhe custado muitos anos de prisão.

Sua filha Hannah, de 18 anos e feminista convicta, tinha acabado de passar nas provas finais e garantiu uma vaga para estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, segundo a mídia britânica.

Quinze pessoas foram resgatadas, incluindo seis passageiros. No total, sete pessoas morreram, já que o corpo de um tripulante foi encontrado na segunda-feira.

Acredita-se que os 12 passageiros e 10 tripulantes a bordo do iate eram procedentes de Canadá, França, Irlanda, Mianmar, Nova Zelândia, Sri Lanka, Reino Unido e Estados Unidos.

A velocidade a que o iate de 56 metros de comprimento afundou e o fato de outras embarcações à sua volta não terem sido afetadas levantam questões, principalmente sobre se a quilha lastrada, que funciona como contrapeso ao imponente mastro, estava abaixada ou levantada no momento da tempestade.

*com informações de AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.