Um vídeo de alerta feito pelo Departamento de Incêndios de Tulsa, nos Estados Unidos, chamou a atenção nas redes sociais: um cão pegou um carregador portátil, o levou para cima de um colchão e começou a mastigá-lo, o que acabou causando um incêndio na casa.
O carregador, que contém bateria com íons de lítio, começou a soltar faíscas e explodiu, e o fogo acabou se alastrando pelo colchão rapidamente. Os dois cães e o gato que estavam na sala de estar da casa se assustaram com o fogo e acabaram fugindo.
- Leia também:
Por sorte, a casa tinha uma porta de passagem para os animais, que acabaram fugindo por ela. As baterias de íons de lítio são conhecidas por armazenar grande quantidade de energia em um espaço compacto. Quando essa energia é dissipada descontroladamente, pode gerar calor, gazes inflamatórios e tóxicos e levar a explosões, como nesse caso, segundo o Corpo de Bombeiros.
“Os Bombeiros de todo o país observam incêndios relacionados com estas baterias e queremos que o público aprenda sobre a utilização, armazenamento seguro e eliminação adequada destas baterias potencialmente perigosas”, dizia o comunicado.