Ouvindo...

Moradores de pequena cidade italiana correm juntos para incentivar prefeito a perder peso

Às quintas à noite, o grupo de 150 pessoas corre ao lado do político, que faz um roteiro diferente a cada vez

Prefeito de cidade da Itália tem ajuda de moradores para perder peso

Uma pequena comunidade na região do Vêneto, na Itália, se uniu em um gesto de apoio e promoção de saúde. Moradores de Valdobbiadene praticam atividade física com o prefeito Luciano Fregonese, que luta com a balança há anos e está em processo de tentativa de emagrecimento.

O político de 47 anos, que passou dos 90 aos 130 quilos, tem tentado mudar de hábitos, e a população parece estar envolvida no incentivo. Às quintas à noite, eles correm a seu lado por vários bairros da cidade símbolo do Prosecco. A cada semana, o roteiro de Fregonese é um, em meio a vinhedos e ruelas, levando os participantes a descobrir as belezas naturais e culturais que cercam Valdobbiadene.

Durante a atividade física, os cidadãos, incluindo seus eleitores e outros, aproveitam também para apontar algumas deficiências da administração de Fregonese, como uma falta de poste de luz, um saco de lixo perdido, entre outras.

Leia também: Mistério envolvendo múmia egípcia que morreu gritando há 3.500 anos é resolvido; entenda

A corrida noturna, que reunia apenas dezenas de pessoas no início, começou a atrair cada vez mais adeptos, até se formar um grupo de 150, e foi idealizada após um episódio de “body shaming”, um tipo de agressão verbal feita através de comentários depreciativos sobre a aparência física de alguém - altura, peso, forma.

“Há algum tempo me chamaram de barrigudo, escrito em uma parede. Não me ofendi, depois de 20 anos como administrador, este é o resultado”, contou o prefeito.

Segundo ele, que foi confirmado para seu terceiro mandato, “administrar engorda, obrigações de convívio engordam, longas deliberações com efeitos mortais para os participantes”.

Fregonese assumiu o cargo no município há 10 anos, quando a balança marcava 90 kg. Hoje, ele pesa 130 kg. Em média, entre almoços de negócios e reuniões com apoiadores, acumula cerca de 10 quilos por ano.

Agora, o italiano tem a cidade inteira torcendo por ele e por sua saúde. A iniciativa recebeu feedback positivo e revelou-se muito mais do que apenas uma hora de atividade física semanal.

Em apenas um mês, as corridas e caminhadas coletivas tornaram-se uma referência para a comunidade, independentemente da idade.

Com informações da Ansa

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.